A Black Friday de 2024 bateu recorde de faturamento no Brasil e atingiu o melhor resultado dos últimos quatros anos. É o que aponta o levantamento da empresa de serviços e dados Neotrust Confi. Entre a quinta-feira (28) e a manhã deste domingo (1º), o faturamento no comércio eletrônico foi de cerca de R$ 8 bilhões. É um avanço de 11% em comparação ao ano anterior. No total, foram mais de 14,4 milhões de pedidos e um gasto médio de R$ 555. Já a empresa de maquininhas de cartão Cielo verificou um crescimento de 16,1% nas vendas da Black Friday em 2024 – o destaque foi para o comércio físico, com alta de 17,1% nas vendas, enquanto o e-commerce subiu 8,9%.

O Natal e o Ano Novo são outras datas que movimentam os comércios físicos e digitais e enchem de expectativa os empreendedores de todo o país. Somente no e-commerce, em 2023, foi registrado um crescimento de 18% nas vendas durante o período natalino. Algumas dicas são fundamentais para o dono do pequeno negócio conquistar o sucesso nessas datas comemorativas: antecipar o planejamento e as ações para conquistar clientes; tematizar ambientes de acordo com as datas; criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios.

Outro destaque são os tipos de presentes para cada momento: a comemoração em 25 de dezembro é marcada pela busca de presentes especiais, como livros, brinquedos, além de alimentos e bebidas, como um bom vinho. Já o Réveillon é uma oportunidade para as empresas que promovem eventos, além do setor de vestuário, pelo estímulo à busca por novos looks para comemorações diversas.

Vendas de vinhos costumam aumentar durante as festas de fim de ano. Foto: Inovamate.

Como faturar mais

Para aproveitar o período que se aproxima, é necessário se preparar para as datas e conhecer as melhores estratégias para maximizar as vendas e garantir o sucesso do negócio. Por isso, o Sebrae preparou oito dicas de como ter sucesso nas festas de fim de ano.

  1. Planeje o estoque
    Defina os produtos e/ou serviços que serão seus carros-chefes nas festividades e antecipe os pedidos aos fornecedores.
  2. Treine a equipe e promova um atendimento de qualidade
    Invista na experiência, promova o encantamento e conquiste clientes para além das datas festivas.
  3. Planeje-se para atuar em horários diferenciados
    Neste período, pode ser que seja necessário estender um pouco mais o horário de fechamento das lojas.
  4. Tenha atrações na loja física e estratégias gamificadas na loja on-line
    Pense na decoração da loja (física e virtual). Isso poderá atrair mais clientes.
  5. Ofereça descontos progressivos e kits com itens que se complementam
    É possível promover combos de produtos internos (da própria loja) e com comércios parceiros (externos). Incentive compras maiores e atraia clientes pela percepção de economia.
  6. Divulgue nas redes sociais e em newsletters para antecipar o interesse do cliente
    Invista em ações de marketing e promova campanhas pelas redes sociais. Lembre-se que os dois ambientes precisam de uma atenção redobrada neste momento.
  7. Personalize os produtos e a venda
    Os itens e pacotes podem ser temáticos para diferentes perfis e finalidades. Embalagens especiais também são bem-vindas.
  8. Fidelize o cliente
    Envie mensagens de agradecimento e e-mails pós-compra, apresentando vantagens para o futuro.